Quantcast
Channel: Tempo de Política » chico heráclio
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Limoeiro (PE)Candidatos de 2008 surgiram na época do Coronel

0
0

Limoeiro é terra do coronel. Francisco Heráclio do Rego, o Coronel Chico, considerado o último dos coronéis brasileiros e inspiração para o personagem “Coronel Limoeiro” de Chico Anyzio, dominou a política da região por cerca de trinta anos. Seu apoio político significava praticamente vitória.

Mais de trinta anos após sua morte (ele faleceu em 1974, com 89 anos), seu fantasma parece ainda perambular pela política limoeirense. Em 2008, a disputa para a Prefeitura de Limoeiro, município de 56 mil habitantes a 77 quilômetros de Recife, ocorreu entre duas tradições políticas que têm ligações com os membros da família Heráclio e que surgiram na fase final de mando do Coronel Chico.

Os primos Ricardo Teobaldo e Zé Higino

Os primos Ricardo Teobaldo e Zé Higino

Tradição de família

Os candidatos no pleito de 2008 são primos: de um lado, o então deputado estadual Ricardo Teobaldo (PSDB); de outro, Zé Higino (PR). Dona Carmen, nora de Chico Heráclio, diz que ambos também são seus primos. Hoje, aos 94 anos, ela é a matriarca da família Heráclio.

Foi Chico Heráclio que elegeu (lançou a candidatura e apoiou) o pai de Zé Higino, Arthur Correia, prefeito em 1972. Em eleição posterior, Arthur Correia perdeu para um irmão de Ricardo Teobaldo, ligado ao primeiro candidato a derrotar o Coronel nas urnas limoeirenses.

A candidata a vice-prefeita de Ricardo Teobaldo, Virgínia Aquino Heráclio do Rego, é bisneta do Coronel. Ela também foi vice no mandato de 2004, cujo titular era outro membro da família Heráclio (nas eleições daquele ano, concorreu contra Ricardo Teobaldo). E antes dele, no pleito de 2000, o prefeito eleito também foi um Heráclio.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images